terça-feira, 16 de junho de 2009

Parece-me a mim que as coisas estão a mudar… com tanto mulherio na manifestação!




Á cerca de dois anos quando visitei Praga pela 1.ª vez, completamente encantada com a cultura que se respirava no ar, a música, a arquitectura, encontrei-me com uma amiga que lá estava a estudar Medicina à 3 anos.
Somos jantar num restaurante tradicional escolhido por ela e por um grupo de amigos que a acompanhava, entre eles 2 iranianos, aprazivelmente divertidos e cultos.
Rimos a noite toda e foi muito agradável, e claro está, não podia deixar perder a oportunidade de esclarecer a minha curiosidade acerca do que aqueles dois achavam do regime de Mahmud Ahmadinejad.
Com tanta coisa que se fala nos noticiários acerca do Irão, estava completamente de queixo caído, porque aqueles dois nada tinham a ver com o que se vendia nos média.
A opinião acerca do regime não era nada positiva, mas eles pertenciam a uma elite restrita de pessoas que teve possibilidade de sair do pais, conhecer outras culturas e realidades, e com um padrão de vida bastante alto.
De qualquer forma achei-os pacíficos e democratas.
Com o resultado das eleições no Irão e a vitória de Ahmadinejad, que decorreu de forma muito ordeira inicialmente, com adversário à altura e tudo, fiquei admirada com os protestos depois dos resultados, não tendo qualquer dúvida que anda ali dedinho dos americanos.

Sem comentários: