quinta-feira, 30 de julho de 2009

As nossas Estradas

Fazer estradas nesta terra parece obra de outro mundo, uma coisa simples, mas muito pouco interesse na realização de um trabalho perfeito.

São necessárias várias tarefas, desde abertura de valas, compactação, camada de tout-venant (também compactado), e outros importantes trabalhos até chegar à camada de desgaste, o tapete asfáltico.

A falta de coordenação na abertura de valas das várias especialidades, redes de água, esgotos e electricidade, obriga a nova abertura de valas depois do tapete, já de si mal executado, dando origem aos desnivelamentos, abatimento de pavimento, fissuras, lombas, buracos.

Depois da política de investimento nas grandes vias estruturantes, as 'velhas' estradas regionais e municipais precisam de alguém que olhe por elas. Muitas foram usadas e abusadas por camiões carregados de terra e areias...

As nossas estradas estão cada vez mais longe da tão desejável forma plana, amiga do conforto, da segurança e da mecânica, uma evidente falta de respeito pelos nossos carros.

3 comentários:

Anónimo disse...

E quem realiza os trabalhos são os empreiteiros do costume!

Anónimo disse...

falta mencionar as lombas passadeiras, que rebentam com os carros todos, não existe respeito nenhum pelos condutores e automóveis

Argentina Marques disse...

E os passeios, supostamente para melhorar as situações dos peões, continuam com sinais e postes no meio.