quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sacanas sem Lei




Um grupo de soldados judeus norte-americanos, durante a 2ª Guerra Mundial, é escolhido a dedo para espalhar o medo nas fileiras do Terceiro Reich através do assassinato brutal de nazis. De Quentin Tarantino, com Brad Pitt, Christoph Waltz, Daniel Brühl, Eli Roth e Diane Kruger. Estreia 27 de Agosto 2009

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Festas de Nossa Senhora da Atalaia (2009)

Realiza-se no Último Fim de Semana de Agosto

A festa tem uma grande componente religiosa, pois é conhecida pelos vários círios que acorrem à Atalaia, entre eles o nosso, Alfarim.

Esta romaria teve início aquando de uma promessa feita em 1507, devido à peste que alastrou na capital.

Os pioneiros desta peregrinação foram os empregados da Alfândega de Lisboa, chegando mesmo a ter trinta círios.

São vários os círios que continuam a venerar a Nossa Senhora da Atalaia: Quinta do Anjo, Carregueira, Olhos d’Água - Palmela, Azóia e Alfarim – Sesimbra, e o Círio Novo da Jardia - Montijo.

Uns chegam à quinta-feira e outros à sexta, altura em que cada círio dá três voltas ao Cruzeiro-Mor, subindo a escadaria até ao santuário e acompanhados pela imagem de Nossa Senhora da Atalaia com desfile das bandeiras que os identificam. No ponto alto da festa, Domingo, todos os círios participam na procissão colectiva.

Chegada a noite procede-se à Arrematação das Bandeiras que simboliza promessas a cumprir, seguida dos vários bailaricos nas sedes dos círios.

Queria prestar uma pequena e respeitosa homenagem, a duas pessoas que tem durante estes anos feito um trabalho voluntário em nome de Alfarim, na festa de N.ª Sr.ª da Atalaia, o Sr. Delfim, e o infelizmente já falecido, mas muito saudoso Sr. Lagartinho (peço desculpa mas não sei o verdadeiro nome do Sr., só o conheço pela alcunha).

A eles um muito obrigado por tudo o que tem feito pela festa da Atalaia e pelo povo, em nome de Alfarim.





quinta-feira, 13 de agosto de 2009