sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Shoe-Victims








Christian Louboutin é o nome que anda na boca de todas as shoe-victims.

É impossível uma mulher erguer a bandeira de amante de sapatos sem conhecer o trabalho deste francês, nascido em Paris há 45 anos.

Os Louboutin são especiais pela forma. Pelos materiais. Pelo salto que dá vertigens. Pelo look de princesa ou de rockeira. Mas, sobretudo, pela inconfundível sola vermelha.

O preço é a parte menos boa, dificilmente encontraremos uns Louboutin por menos de 500€, (podem facilmente ultrapassar os 1000€) mas, à partida, tem a garantia que durarão uma vida (excepto se os usar abusivamente na calçada portuguesa, já se sabe).

Michelle Obama eleita mulher do ano pela revista Glamour


Numa entrevista exclusiva à nova colunista da Revista Glamour, uma das mais famosas e reconhecidas jornalistas dos Estados Unidos, Katie Couric, a 1.ª Dama discute a importância de modelos de comportamentos e de mentores para a próxima geração de mulheres, vai ainda mais longe e responde a perguntas das leitores, deixando-lhes conselhos sobre moda, filantropia e... relações.

"Não se deixem levar pelos homens giros. Giro é bom, mas só dura algum tempo e depois o que interessa é quem é que tu és como pessoa? Não olhem para as contas ou para o estatuto dele. Olhem para o coração, para a alma. Quando namorarem com homens, devem sentir-se sempre bem... Não querem estar numa relação com alguém que não vos faz completamente felizes e que não vos preenche", confessa Michelle.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bibliotecários


Os Bibliotecários que conhecíamos, do nosso tempo de escola estão a tornar-se obsoletos, vivemos tempos de alta tecnologia.

A imagem do Bibliotecário retro, com óculos de avozinha, um amor a toda a variedade de livros clássicos, com um ar de aborrecimento perpétuo, sentado numa poltrona, está em extinção.

As Bibliotecas estão a ficar mais progressivas, as estatísticas mostram um aumento constante no número de inscrições, as organizações preocupam-se com a diversidade e inovação.

Até já há uma história em quadrinhos sobre bibliotecários, “Unshelved”.

Na vida real, há um número crescente de Bibliotecários que são notáveis, não apenas pelo seu look excêntrico, mas pela sua paixão pela cultura pop, activismo e tecnologia, ou seja o Bibliotecário Moderno.

Português David Mares vence prémio Guggenheim




"Estou? David Mares?"
"Sim..."
"Antes de mais, parabéns pelo prémio Guggenheim..."
"Mas ainda não se sabe quem ganhou", interrompe o arquitecto português
"Sim, já se sabe, está no site do museu."
"[Silêncio] Ganhei?! Não sabia de nada!"

Foi desta forma que David Mares, 26 anos, ficou a saber que tinha sido vencedor do prémio do público do Concurso Internacional de Design do Museu Guggenheim, de Nova Iorque.
O arquitecto português teve 64875 votos do público, enquanto que o segundo classificado, Gonzalo Raymundo, apenas teve 19682 votos. O português de Setúbal concebeu um modelo virtual, em 3D, de um abrigo em cortiça (“Cork Block Shelter”), que se encontra projectado em Vale dos Barris, Setúbal. “O abrigo foi concebido para ser um bloco ecológico e vivo”, lê-se no site do museu nova-iorquino. A obra, para além de ser considerada uma boa forma de isolamento térmico numa região caracterizada por um microclima, também fornece um bom isolamento acústico. O abrigo "é apenas um projecto conceptual", diz David Mares. "E criar um abrigo para um estudante" é a ideia.
David Mares explica como teve conhecimento do concurso: "Foi através de uma newsletter. Um colega meu é que me chamou à atenção". "Não tinha nada preparado, foi na altura que pensei no projecto", diz.
Agora espera-lhe uma viagem a Nova Iorque para duas pessoas por duas noite, e o arquitecto espera maior reconhecimento, nacional e internacional, depois deste prémio.
Para além do prémio do público, também estava em competição um prémio do júri que foi entregue ao dinamarquês David Eltang, criador de um abrigo marítimo na costa dinamarquesa que permite a protecção de tempestades.


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Halloween, Dia de todos os Santos e Finados


O HALLOWEN celebra-se no dia 31 de Outubro em grande parte nos países ocidentais, porém é mais representativo nos Estados Unidos , onde foi introduzido por emigrantes irlandeses em meados do século XIX. Surgiu entre o povo celta à mais de 2500 anos, que acreditavam que no último dia do Verão (31 de Outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os Celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objectivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, no século X, a Igreja cristianizou a festa, criando o “DIA DE FINADOS”, no 2 de Novembro, em memória de todos os falecidos e das suas almas.
No calendário católico cada dia tem um santo, no entanto há mais Santos que os 365 dias do ano, no início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro para os honrar “DIA DE TODOS OS SANTOS”.
A palavra Halloween significa Dia de Todos os Santos, diz-se em inglês All Hallows Day.
Estes três dias passaram a fundir-se numa mesma tradição, festejamos os santos, a vida, a morte, a festa.
Nos países onde a Festa Halloween é celebrada anualmente há a tradição das crianças saírem pelas ruas mascaradas, batendo de porta em porta dizendo: - Doce ou travessura?, ou seja a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura!
Esta tradição nasceu na crença de que os duendes nesta noite vinham pregar partidas ás pessoas, e para que eles não fizessem grandes estragos as pessoas deixavam doces e guloseimas à porta das casas.
Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Em Alfarim é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Feira do Disco Usado em Setúbal


A Feira do Disco Usado começa amanhã e decorre até domingo na placa central da Avenida Luísa Todi, em Setúbal, 23, 24 e 25 Outubro 2009

Discos de vinil e CD, bem como todo o tipo de produtos relacionados com música vão estar à venda durante a feira, que tem até uma grafonola para venda.
Os vendedores interessados podem inscrever-se até ao próprio dia de início da feira, que estará aberta ao público das 11h00 às 20h00.
Embora as previsões meteorológicas não apontem para chuva, em caso de condições climatéricas adversas, a feira será transferida para as instalações da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

OS SUICIDIOS DE OURO


Já conhecia o trabalho destes dois jovens artistas, quando soube do suicídio de ambos, através dos média.
Fiquei confuso e surpreendido.
O que é que poderia correr mal na vida de duas pessoas que afinal tinham tudo, sucesso, dinheiro, saúde?
Theresa Duncan e Jeremy Blake eram jovens talentosos, reconhecidos no universo da arte contemporânea e suicidaram-se em 2007.
Durante anos, o casal Duncan e Blake fizeram sensação nos meios culturais de Nova Iorque.
Ela foi a primeira designer a produzir jogos de vídeo para mulheres, realizou filmes e dedicou-se à crítica de cinema.
Ele, expert em "pinturas digitais", imagens caleidoscópicas expostas em tela de plasma.
Segundo amigos chegados, o casal dizia ser perseguido por organizações religiosas e pelo Estado Americano, que estaria a conspirar contra eles.
A espiral de paranóia resultou no suicídio de Theresa Duncan, encontrada morta pelo companheiro no chão do seu quarto, devido a uma sobredosagem de comprimidos.
Jeremy Blake seria visto uma semana depois a atirar-se para o mar, em Rockaway Beach.
A sua fascinante vida e curiosa morte, vai passar para o grande ecrã, o cineasta Gus Van, está agora à frente de um filme sobre o suicídio duplo dos dois artistas plásticos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Concurso Internacional Museu Guggenheim Nova Iorque


David Mares, arquitecto de Setúbal, está entre os 10 finalistas (neste momento em 2º lugar) num concurso internacional promovido pelo Museu Guggenheim, Nova Iorque, com um abrigo concebido em cortiça. O voto é aberto e decorre até 10 de Outubro.

http://www.guggenheim.org/new-york/education/sackler-center/design-it-shelter/vote-for-shelters

Vote for People's Prize
Fonte: www.guggenheim.org
The Guggenheim Museum








quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Longe da Terra Queimada



«Um erro de juventude. Um passado que os persegue.» De Guillermo Arriaga, com Kim Basinger, Charlize Theron, Joaquim de Almeida, Jennifer Lawrence. Estreia 1 de Outubro de 2009