sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cavala recheada com verduras de verão

Mais um final de tarde na Praia do Moinho de Baixo. Quando cheguei já as redes estavam na praia, cheias de peixe a saltitar, e sinal disso era a pequena multidão junto à água.
Apesar de desvanecidos com a pescaria, os pescadores de meia idade e pele queimada pelo sol, tinham no rosto expressões de alegria. Praticam a Arte da Xávega com gosto, orgulho e alguma vaidade. Estavam desiludidos… na rede a maioria dos peixes eram Cavalas.
A Cavala é um peixe incrivelmente menosprezado e sem qualquer valor comercial, apesar do óptimo sabor e de estar repleto de óleos saudáveis. Como todos os peixes, é mais saboroso quando é realmente fresco.
Nesse dia, só não levou peixe para casa, quem não quis.
As crianças tentavam em vão lançar as Cavalas, que foram tiradas para fora da rede, para longe da rebentação das ondas, que as trazia novamente para terra, deixando um rasto triste na areia.
Assim pensei que uma vez que este é um peixe bastante abundante aqui na costa, até poderia ser incluído nas ementas dos Restaurantes locais, como um prato típico, fica portanto a sugestão e a receita.
Cavala recheada com verduras de verão
Para 4 pessoas: 4 cavalas, limpas e arranjadas; azeite; sal marinho e pimenta preta acabada de moer; um pequeno ramo de hortelã e outro de salsa; 1 limão em rodelas finas; 400 g de brócolos roxos, cortados; um punhado de avelãs ligeiramente tostadas; 500 g de courgettes, fatiadas obliquamente; azeite extra virgem; algumas nozes de manteiga de limão com piripíri.
Pré-aqueça uma frigideira de grelhar.
Salpique levemente a cavala com azeite e tempere por dentro e por fora com sal e pimenta. Pique grosseiramente as ervas aromáticas e recheie o peixe juntando-lhe algumas rodelas de limão.
Coza os brócolos numa caçarola pequena com água e sal durante dois minutos. Escorra e reserve enquanto tosta levemente as avelãs.
Coloque os brócolos e as courgettes na caçarola e cozinhe dos dois lados até ficarem tostados e bem cozidos.
Em seguida grelhe as cavalas de cada lado durante três a quatro minutos ou até que a pele esteja levemente tostada e a carne em lascas. Os peixes maiores podem levar mais tempo.
Enquanto o peixe grelha, envolva os legumes num pouco de azeite extra virgem, sal e pimenta e as avelãs tostadas. Sirva ao lado das cavalas e cubra com algumas nozes de manteiga de limão com piripíri para lhe dar mais sabor.

Sem comentários: