quinta-feira, 29 de julho de 2010

Manuel Cargaleiro

Manuel Cargaleiro é um pintor e ceramista português, a sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho.
Nasceu em 1927 em Castelo Branco e viveu em Almada e no Seixal.
Realizou a sua primeira exposição individual de cerâmica em 1952. Foi professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa e tem desde 1994 no Fogueteiro, Seixal, uma escola secundária com o seu nome.
Fixou residência em Paris em 1957, onde está representado em permanência na Galeria Albert Loeb. Em 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro à qual doou um vasto conjunto das suas obras e a colecção constituída por objectos de várias temáticas.
Possui ateliers na Fábrica Viúva de Lamego em Sintra, e em Vietri Sul Mare, em Salerno, Itália, onde, em 2004 foi inaugurado o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro.
Está prevista a construção de um museu dedicado à sua obra no Seixal.
Obras: painéis cerâmicos para o Jardim Municipal de Almada; fachada da Igreja de Moscavide; fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa; Estação do Metro de Champs Elysées-Clémenceau, de Paris; painel para a Escola Secundária Manuel Cargaleiro no Seixal; Estação de Serviço de Óbidos; Fonte do Jardim Público de Castelo Branco e a Estação de Metro de LIsboa, Colégio Militar, Luz, Metro Lisboa.

Sem comentários: