quinta-feira, 28 de abril de 2011

Que tristeza...

A pobreza é uma das causas que mais contribuem para a desflorestação e destruição do meio ambiente. Custa-me a acreditar que seja esse o factor principal para o abate de árvores e pinhais inteiros na nossa terra.
Os pinheiros mansos são uma fonte de grande rendimento na época das pinhas, assim como fornecem resina e lenha extraída dos ramos mais baixos, permitindo à árvore continuar a dar sombra e conservar a sua beleza natural.
Na zona da Jardia, propriedade dos Herdeiros de António Xavier de Lima, a aniquilação tem sido brutal e devastadora.
Recordo que o ano passado quando se realizou o Super Bock Super Rock, uma das queixas foi a falta de sombra.
Como é que podem acabar assim com árvores centenárias?
Os pinheiros doentes, (nemátodo, lagarta do pinheiro), mantêm-se de pé, secos e escuros, a contaminar as árvores envolventes, porque é que não abatem esses?
Antes de chegarmos ao Campo de Futebol do Alfarim, encontramos mais uma vasta área completamente devastada. Que tristeza … e revolta.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

"RESTREPO"

A minha curiosidade cinéfila já me levou a ver os filmes mais estranhos, ou não, que possam imaginar, no entanto muitas vezes tenho surpresas boas. Um dos últimos filmes ou documentário, que vi foi o “RESTREPO”.
Um relato verídico e original, com personagens reais, que se desenvolve no Vale Korengal no Afeganistão, onde um pelotão de soldados americanos tem a sua base.
Muitas vezes questiono a guerra, inclusive a do Afeganistão, onde já morreram milhares de pessoas. Estes soldados, típicos americanos, fanáticos pela sua pátria, mostram neste documentário as suas fragilidades como seres humanos.
Durante estas filmagens um dos Soldados é morto, o soldado Juan Restrepo, considerado por todos um dos mais fortes, o que deixa todos bastante abalados. Apesar desta morte bastante comovente, a forma fácil com que disparam a metralhadora é para mim brutal, estamos a falar de pessoas como nós, e há baixas de ambos os lados, afinal aquela é a terra dos afegãos. Será que os $ que ganham por dia, compensam as mazelas que ficam para o resto da vida?
Aconselho a todos a visualização desta agressiva metragem, nomeada este ano para o Óscar de melhor documentário.
Nota:
Esta quarta-feira o fotógrafo de guerra e realizador deste filme, Tim Hetherington, morreu na Líbia, vítima de um ataque com um rocket.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Claras em castelo

Depois da tempestade de ontem, por volta das 18.00 h, ia eu já a caminho de casa, dançava no céu uma nuvem gigante, tão branquinha, tão branquinha, que parecia uma tigela cheia de claras em castelo. Achei giro pois o céu estava salpicado por nuvens mas cinzentas e carregadas, ao contrário daquela, branca, com um aspecto fofo e angélico.

Boa Páscoa

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como ser um homem

Como ser um homem, um guia sobre estilo e comportamento para o cavalheiro moderno, eheheh

Sobrancelhas Icónicas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FORNASETTI

Piero Fornasetti, (1913 - 1988), foi um pintor italiano, escultor e decorador de interiores. Viveu a maior parte da sua vida em Milão, onde ingressou na Academia de Belas Artes 1930-32, quando foi expulso por insubordinação. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi exilado para a Suíça (1943-46). Criou mais de 11.000 peças com o rosto da Soprano de Ópera Lina Cavalieri, cujo rosto encontrou numa revista do século 19. "O que é me inspirou a criar mais de 500 variações sobre o rosto desta mulher?" pergunta a si mesmo. "Não sei ", admite. "Comecei a fazê-los e não consegui parar." Outras características comuns no seu trabalho são o uso do preto e branco, o sol e o tempo. O seu estilo é uma reminiscência da arquitectura grega e romana, da qual tinha fortes influências. Hoje o estilo Fornasetti está na moda, é comum vê-lo numa sala, em acessórios como lenços, laços, luzes, mobiliário, porcelana pratos e mesas. Seu filho, Barnaba Fornasetti, continua a desenvolver o projecto do pai. http://www.fornasetti.com/en/

Mau estado e irregularidades na EN 377 - Alfarim

Carta Dirigida a:
JUNTA DE FREGUESIA DO CASTELO
At. Exmo. Sr. Presidente
Dr. Francisco Jesus

Em sequência do mau estado e irregularidades existentes na estrada EN 377, em Alfarim, que vai desde a entrada principal, que vem do Marco do Grilo, até à Rotunda, assinalada no Desenho anexo, vimos solicitar a sua reparação e manutenção.
O avançado estado de degradação deste troço tem suscitado muitas reclamações por parte de moradores e automobilistas que usam esta via, devido a muitos buracos, mau estado e irregularidade do piso.
O mau trabalho efectuado pelas constantes obras, aliado ás chuvas intensas do Inverno, são apontados para o péssimo estado desta estrada.
Estamos agastados com a situação e pedimos a quem de direito para intervir.
A estrada está completamente degradada e tem provocado muitos danos nas nossas viaturas, o mau estado do pavimento é também um factor de insegurança.
A Rua carece de uma reabilitação, cujas obras devem consistir na reconstrução geral da estrada, colocação de um novo pavimento e melhoria no sistema das águas pluviais.
Esta via é a porta de entrada para as Aldeias, Meco e Alfarim, dois pontos turísticos de muito relevo no nosso concelho, é portanto um péssimo cartão de boas vindas a todos os que nos visitam e contribuem para o desenvolvimento turístico e sustentável da zona.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Segredos da Terra - Alfarim - Aldeia do Meco (Sesimbra)

Os Segredos da Terra estão situados em duas das aldeias mais antigas do concelho de Sesimbra, Alfarim e Aldeia do Meco. O ambiente é descontraído, relaxado e os clientes falam de mesa em mesa enquanto experimentam as especialidades. A família Almeida Piedade, recebe nesta casa “naipes” do cinema, da moda, da música, da política e virtuosos do mundo da literatura e das artes. Apesar de já estarem nesta área há algumas décadas, esta semana abriram mais um novo espaço, em Alfarim, mesmo ao lado da Padaria. Um inovador e moderno edifício, virado para as novas tecnologias, conforto e bem-estar dos clientes. Como um festejo à chegada da primavera, a abertura deste novo espaço no concelho, está também direccionado para outras áreas, como exposições e música. Aconselhamos a visita a este maravilhoso, diversificado e delicioso local.

Segredos da Terra, Rua dos Amigos, Alfarim, 2970-010 Sesimbra, Tel. 21 268 31 53, http://sdterra.com/

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Um sonho? Israel/Palestina


video


Era bom que fosse assim...

quinta-feira, 7 de abril de 2011