quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Woodstock

Woodstck continua ser o Festival mais conhecido de todos os tempos e em todo o mundo. Exibiu ao máximo a era hippie e a contra cultura do final dos anos 60 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana chuvoso perante meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas de cancelar o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música. Mesmo apesar de não haver saneamento e primeiros socorros, o mau tempo, o racionamento de comida e condições mínimas de higiene, e congestionamentos de trânsito, o festival foi pacífico e satisfez a multidão, contando com uma qualidade musical excepcional. Um retrato fiel do comportamento, harmonia social e a atitude da geração da altura.

2 comentários:

Di Almeida disse...

Foi uma época marcante a todos níveis. Cultural, musical, politico etc. Não sei se voltaremos a a ver algo assim e mesmo que tenha algum fascínio por Jimi Hendrix, Woodstock, Don't worry be happy quotes, acho que tem de haver sempre uma grossa linha no dia a dia que define o balanço entre a insanidade e a normalidade. Mas os ideais eram os melhores. A conduta para os atingir talvez não tanto! :)

um beijinho *

Joao Augusto Aldeia disse...

O Festival de Woodstock não se distinguiu especialmente de outros festivais idênticos, que eram vulgares nos EUA naquele período, em que os grandes criadores da musica rock e psicadélica se encontravam na costa oeste. Foi um festival desastroso em termos organizativos e até pelas imagens do filme 'Woodstock' se pode ver a fragilidade técnica do evento e o fraco entusiasmo da audiência perante muitas das actuações.
Mas tratava-se da zona de Nova Iorque. A ruptura de abastecimentos e as dificuldades em chegar ao local levaram as autoridades a declarar a área como de "calamidade pública", o que teve grande cobertura mediática: foi o início da fama do Festival.
Porém, o que contribuíu mais para a fama de Woodstock foi o filme do documentarista Michael Wadleigh. Foram estas duas coisas que fizeram destacar Woodstock da generalidade dos festivais. Há depoimentos de vários músicos (uns que estiveram lá, outros que não) revelando o seu espanto quando, após a saída do filme, começaram a ouvir falar da importância do Festival, e da "geração Woodstock"...
Já agora: não houve quaisquer tentativas de cancelar o festival: a frase está mal copiada. O que a wikipedia diz é: "apesar das tentativas posteriores de emular" (ou seja, de imitar) ...