segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Damásio Gaspar - Nome de Tropa: INDIO



Existem pessoas no mundo e há pessoas que são um mundo. Um mundo de amigos, de coragem, de simplicidade e um mundo de bondade.
De aparência frágil, poucos sabem que este homem foi um corajoso soldado na Guerra Colonial, em Angola. Outros tempos, outras vidas em que se abraçavam destemidamente as causas da nação.
Uns ficaram por cá e por várias vias contornaram a obrigatoriedade do serviço militar. Porém o Damásio Gaspar abraçou o seu destino com bravura e valentia.
Se em Angola as cidades eram modernas e desenvolvidas, na selva, no mato os soldados viviam em condições duras. Mantinha-os vivos… as saudades, a família, as lembranças.
O velhinho Portugal continuava mergulhado numa profunda pobreza.
O Damasinho voltou e depressa se adaptou à vida que a maior parte das pessoas em Alfarim levava, o campo. Com mestria desenvolveu a sua técnica e assim se manteve até aos últimos dias da sua vida. Podemos até comparar a sua maravilhosa Horta aos “Jardins Giverny” de Monet, tal é a sua variada paleta de cores e exatidão de recorte. O seu pequeno rebanho também se poderia integrar numa das pinturas, airoso e tratado.
A verdade é que o Damásio tudo tinha e fazia com primor, mestria e requinte, até as coisas mais pequenas e simples da vida. Era humilde e tinha um coração do tamanho do mundo.
No Café, “Alfa”, brincava com as crianças e com os mais crescido e as expressões/palavras: “Fantástico” e “Corochino”, vão ficar para sempre na nossa memória.
Vamos sentir muito a tua falta amigo... 



2 comentários:

Anónimo disse...

Também conhecido por Pisco, como o pai.
Ana

Anónimo disse...

Grande ser humano
Sobrinhos carigas