quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Engenheiro da Aiana


António José Pires Duarte Pina é uma figura simbólica na nossa Aldeia, um homem bom, que soube ser grande.
Muitos dos que o conheceram e com ele privaram, contam, em saudosa recordação, pequenos episódios do passado. Uma faceta humana que a todos enternece e torna mais bela a sua memória.
Tinha um espírito dinâmico e empreendedor, acreditava nas pessoas e a todos ajudava, sem qualquer interesse ou intenção. Sabia partilhar o que era seu, era um homem generoso.
Ainda em vida doou uma vasta extensão de terreno para construção da “Estação Elevatória” e o novo “Cemitério da Aiana de Cima”.
O Sr. Eng.º Pina, como era conhecido, foi um homem que soube ser simples e em todas as circunstâncias, igual a si próprio.
Viveu com entusiasmo e mesmo nas ocasiões difíceis, quando já estava doente, teve o ânimo e a coragem dos fortes.
Lembramos ainda nesta família a figura da grande matriarca, a Senhora Dona Maria Eduarda, mãe do Eng.º Pina, também conhecida por Dona Mequitas. Uma mulher doce e inteligente que marcou um tempo, onde na "Herdade da Aiana" e no "Monte do Lima", se vivia um intenso rebuliço de pessoas que ali viviam e trabalhavam.
Outros tempos… que nos deixam muitas saudades, principalmente das pessoas…

1 comentário:

José Miguel Jacinto disse...

Muito curiosa e interessante esta tua forma de relembrar quem fará sempre parte das nossas vidas e proporçionou tantos e bons momentos de familia e ajuda pessoal,bem hajas ,bj.