sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Fatos históricos de Alfarim

Esta noticia publicada há alguns aninhos, descreve-nos uma Alfarim de outros tempos, mas que nós identificamos logo assim que começamos a ler. A jovem na primeira página é a Maria do Carmo, filha da Tia Fernanda e irmã do Nanito (trabalha com ferro), acho que assim conseguem ir lá.
Alguém que consiga identificar ou desvendar mais alguma coisa, faça- o nos comentários.
O original, facultado por uma amiga, já é uma fotocópia em muito mau estado, vou tentar passar a limpo e depois publicar novamente, quando tiver tempo…





6 comentários:

Anónimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugal_Hoje

Rui Francisco "Loia" disse...

Excelente artigo! Parabéns pela qualidade do seu blog.

Felicidades e continue, presta um enorme contributo à preservação da memória etnográfica da nossa terra.

Alfarim Gossip disse...

Rui Francisco "Loia", conheço e admiro o teu trabalho. Um elogio teu tem um grande significado para mim, muito obrigada, boa sorte para o teu caminho!

Unknown disse...

Verdadeiramente bom ! ...

Parabéns pelo trabalho desenvolvido, que só por acaso hoje tive conhecimento. Passei férias em Alfarim e convivi com algumas das pessoas retratadas que recordo com saudade. Na rubrica "notáveis", sujiro um apontamento sobre uma figura da terra, falecida há cerca de 30 anos, Maria Tomásia mais conhecida por Maria da Fortunata, nome de sua mãe, cujo caráter altruístico a tornou figura de destaque. Sempre que solicitada, acompanhava doentes a consultas aos hospitais, dada a sua irreverência e o conhecimento que tinha com vários médicos com quem se foi deparando ao longo da sua caminhada, muitas vezes com grande sacrifício em suportar as despesas de transporte por ser uma pessoa de parcos recursos. De salientar ainda, outro aspeto notável que presenciei algumas vezes, o de confortar qualquer pessoa estranha que lhe aparecesse à porta com parte da refeição que confeccionava para a numerosa família que tinha, de 8 filhos.

Unknown disse...


O homem que monta o burro, na 1ª página, chama-se Firmino Esequiel e é o marido da dita Maria Tomásia, antiga moradora no Largo de Alfarim ao lado da Igreja.

Alfarim Gossip disse...

Boa tarde Lidia!! Peço desculpa de só agora ter visto a sua mensagem. Por motivos profissionais e pessoais o Blog tem estado em hibernação, espero retomar o quanto antes. Bjs